O Jogo de Dominó
A
origem dos dominós parece ser chinesa. Na China, o dominó tornou-se um jogo
conhecido por volta do ano de 1900, sendo usado, segundo pesquisadores para
adivinhações. Há menções de dominós na Europa a partir do século XVIII. Os
dominós são populares em um grande número de países. No Brasil o jogo de dominó
é bastante conhecido, e sua popularidade é grande entre adultos e crianças.
Através
do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias
do contexto educacional.
Os
jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de
entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. O dominó é um jogo tradicional,
coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de
comunicação e de construção de informações compartilhadas. A aprendizagem
através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma
ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o
pensamento matemático. Pois nos jogos temos regras, instruções, operações,
definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e
operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das
atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o
desenvolvimento do raciocínio, por isso devemos utilizá-los em sala de aula.
O
jogo de dominós permite trabalhar contagem organizada, representação decimal,
paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos
atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da
aprendizagem e na construção do conhecimento.
Por
se tratar de um jogo no qual são inúmeros os benefícios proporcionados aos
educandos que a construção do jogo de dominó foi evidenciada nas aulas de
Educação Física do 2º ano, ministrada pelo professor Wando.
Fonte:http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/jogodedomino.htm
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